Reconstruindo a história de qualquer família, por pequena e modesta que seja, estamos ajudando
a reconstruir, sem nenhuma dúvida, a história dessa grande família chamada Humanidade.
 H   *   
                              

:: O início
-------------------------
:: A "Guerra de Doze"
-------------------------
:: A pesquisa
-------------------------
:: Aparecem as origens
-------------------------
:: Descendência de Theotonio da Santa
Cruz Oliveira

-------------------------
:: Descendência de Pedro Quirino Ferreira/Inez Santa Cruz Ferreira
-------------------------
ANEXOS
:: Descendência de Fausto Salgado de Azevedo
-------------------------
:: Theotonio da Santa Cruz Oliveira e seus homônimos
-------------------------
:: Fotos
-------------------------
:: Homenagem
-------------------------
:: Agradecimentos
-------------------------
:: Sobre a autora
-------------------------

:: Descendência de
PEDRO QUIRINO FERREIRA
e
INEZ DUARTE VASCONCELOS ou
INEZ SANTA CRUZ FERREIRA

Pedro Quirino Ferreira nasceu em 15-01-1882 em Sertânia-PE, filho de Quirino Eduardo Ferreira e Joaquina Maria da Conceição, e faleceu em 20-01-1953 também em Sertânia-PE. Era agricultor e pecuarista.
Casou com Maria dos Santos Cavalcanti em Caraúbas-PB. Com ela teve apenas um filho, Severino Cavalcanti Ferreira (Papaizinho)(1), nascido em 05-09-1905 (ou 1901) em São João do Cariri-PB. D. Maria faleceu em 24-11-1906 em Caraúbas-PB.

Pedro Quirino Ferreira casou então em segundas núpcias no dia 03-08-1912 no lugar Caraúbas-PB com Inez Duarte Vasconcelos, nascida em 20-04-1893 em Angelim-PE, filha mais velha de Teotônio Salgado de Oliveira Vasconcelos, nascido em Correntes-PE, em 04-06-1864 e falecido em 01-03-1935 em Angelim-PE, e de Antonia Evaristo Duarte, nascida em Canhotinho-PE e falecida em Angelim-PE em 26-04-1898.

Inez Duarte de Vasconcelos é o seu nome firmado na certidão de casamento em 1912, pelo qual passa a chamar-se Ignez Duarte Ferreira pelo casamento em 1912.(2)

Na certidão de batismo da filha Cleuza, em 1921, ela já é Ignez Santa Cruz Ferreira, passando o Santa Cruz para alguns dos seus filhos. Usaremos neste trabalho a grafia Inez, como ela própria usou até sua morte. As outras filhas de Teotônio (Josefa “Tia Zefa”, Ana “Tia Naninha” e Maria “Tia Mariquinha”) continuaram se assinando Duarte de Vasconcelos. Inez Santa Cruz Ferreira faleceu em 20-11-1959, de complicações causadas pelo diabetes, em Campina Grande-PB.

Pedro Quirino Ferreira e Inez Canta Cruz Ferreira tiveram os seguintes filhos:

1. Adalgisa Santa Cruz Quirino
2. Iracema (falecida na infância)

3. Geny Querino Ferreira
4. Nilza Santa Cruz Quirino
5. Adiza Santa Cruz Quirino
6. Neusa Quirino Ferreira
7. Cleuza Santa Cruz Quirino
8. Gerson (falecido na infância)
9. Petroniza Querino Ferreira
10. Gerson Quirino Ferreira
11. Maria Anunciada Santa Cruz Quirino
12. Nelson Santa Cruz Quirino
13. Edson Quirino Ferreira "Toinho"
14.Severino Ferreira Cavalcanti "Papaizinho"

(Para ver a descendência de cada um, clique no nome, mas leia primeiro os esclarecimentos abaixo.)

Os sobrenomes variam de filho para filho. Em alguns, Quirino é grafado com “e”: Querino. É sempre conveniente lembrar que esta pesquisa está em andamento e há muitos dados incompletos e outros ainda a comprovar. Nesta versão apresentarei unicamente os fatos vitais: nascimentos casamentos e óbitos. São listadas apenas as relações com descendência. Somente na versão definitiva incluirei outros dados como profissão, atividade, local de residência e pequena biografia, quando houver informações. As uniões sem descendentes são citadas apenas quando o casal mora junto, caracterizando assim a chamada “união estável”. A relação “namoro” não é incluída.

Para pessoas que tiveram filhos de relacionamentos diferentes, entendemos que houve a separação do cônjuge ou companheiro anterior, sem necessidade de explicitar isso com o termo “separados”. As mulheres casadas são sempre citadas com o nome de solteira para que permaneça a informação sobre a sua família de origem, informação essa importante em Genealogia.

Um dos meus objetivos publicando esses dados antes de estarem completos é sensibilizar os familiares para o fornecimento dos dados que faltam.

Usaremos sempre a codificação 1., como o nome em negrito e em tamanho maior, para os filhos do casal Pedro Quirino Ferreira/Inez Santa Cruz; 1.1. para os netos, com o nome em negrito e sublinhado; 1.1.1. para os bisnetos, com o nome em negrito; 1.1.1.1. para o trineto, sublinhado e em itálico. Além disso, fazemos um recuo escalonado à esquerda para facilitar a compreensão de quem é filho de quem.

<<<            >>>

Pedro Quirino Ferreira/Inez Santa Cruz Ferreira
Adalgisa e Geny. Foto de 1920.
Trecho do batistério de Cleuza Santa Cruz Quirino
Inez Santa Cruz Ferreira em 1956.

----------------------------------   Homepage desenvolvida e mantida por Engenho de Arte   ---------------------------------