CLOTILDE TAVARES

Curriculum vitae

 

 

 

CLOTILDE TAVARES tem 61 anos e é paraibana de Campina Grande.

 

Graduou-se em Medicina pela UFRN em 1975, e em 1983 obteve o título de Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE.

 

Radicou-se em Natal e, como professora da UFRN desde 1976, dedicou-se à pesquisa no campo da Saúde Pública. O Teatro, a Literatura e os estudos sobre cultura popular sempre ocuparam lugar de destaque na sua vida, como atividade paralela.

 

A partir de 1993 passou a se dedicar exclusivamente às atividades artísticas e intelectuais, transferindo-se do Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição da UFRN, onde ensinava desde 1976, para o Departamento de Artes da mesma Universidade.

 

Mesmo aposentada, continua exercendo intensa atividade cultural. Escreve em jornais, é atriz e diretora de teatro, dramaturga e desenvolve estudos na área da cultura popular, além de promover eventos culturais.

 

Divide suas atividades entre os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

 

 

VIDA UNIVERSITÁRIA

    * Graduada em Medicina pela UFRN em 1975.

    * Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE em 1983.

    * Especialista em Epidemiologia pela UFRN em 1990.

    * Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 1976 a 2002, inicialmente lotada no Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição do Centro de Ciências da Saúde até 1993, onde ensinou Nutrição em Saúde Pública, Nutrição Normal, Epidemiologia e Estatística para os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.

    * Em 1993 transferiu-se para o Departamento de Artes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN onde ensinou Interpretação Teatral, Literatura Dramática, História do Teatro e Folclore Brasileiro, entre outras, tendo se aposentado em 2002 como Professora Adjunta Nível 4.

 

 

ATIVIDADES NAS ÁREAS DE COMUNICAÇÃO, INTERNET, ARTE, TEATRO, CULTURA, LITERATURA e FOLCLORE

 

--- http://clotildetavares.wordpress.com

--- http://umaseoutrasnocorreio.blogspot.com

 

PUBLICAÇÕES

 

·        "A Vida e obra de Xico Santeiro, glória da nossa arte popular." Natal, Fundação José Augusto, 1976. (Folheto de cordel).

·        "Esperando Paulinho". In: "Cinco Contistas Potiguares". Natal, Fundação José Augusto, 1975. (Trabalho premiado no Concurso Cinco Contistas Potiguares, promovido pela Fundação José Augusto).

·        "A triste sina de Ritinha que criou seu filho sem dar de mamar". Natal, EMATER, 1981. (Folheto de Cordel,elaborado para a Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno).

·        "Um azul à tarde". In: "Nossa cidade Natal-crônicas". Natal, Prefeitura Municipal, 1984.

·        "O nascimento de um menino chamado Jesus". Natal, Ed. do Autor, 1984. (Folheto de cordel)

·        "A vida de Quincoló Boiadeiro, bravo vaqueiro nordestino". Natal, Ed. do Autor, 1986. (Folheto de Cordel).

·        "Bilhetes de Suicida". Natal, Editora Universitária, 1987. (poemas)

·        "Iniciação à Visão Holística". Rio de Janeiro, RECORD, 1998, 4a. edição. (ensaio)

·        "A Magia do Cotidiano". Natal, Ed. Cnews, 1999. (ensaio)

·        "A Botija". Natal, AS Editores, 2003. (Novela, ganhou o Prêmio Câmara Cascudo da Prefeitura Municipal de Natal no ano de 2000).

·        "A Agulha do Desejo". Natal, Edições Engenho de Arte, 2003 (Crônicas).

·        “A Vida e a Obra do Padre Malagrida, o Santo Andarilho do Nordeste”. Natal, Edições Engenho de Arte, 2005. (Folheto de cordel)

·        "A Magia do Cotidiano". (reedição) São Paulo, Efitora A Girafa, 2005. (ensaio)

·        “Natal, a Noiva do Sol”. São Paulo, Cortez, 2005 (Literatura Infanto-Juvenil)

·        "A Botija". (reedição) São Paulo, Editora 34, 2006 (Novela) Este livro acaba de ser adotado como leitura obrigatória para o Vestibular 2011 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

·        “ Cariri de A a Z”, João Pessoa, Edições Engenho de Arte, 2008. (Folheto de cordel)

·        “O Clã Santa Cruz: genealogia e história”. (João Pessoa, Edições Engenho de Arte, 2008). (Ensaio genealógico)

·        “Coração Parahybano”, João Pessoa, Edições Linha Dágua, 2008. (Crônicas) (Disponível para download gratuto no link http://www.clotildetavares.com.br/cp)

·        Participação em antologias com contos, crônicas, ensaios, poemas e colaboradora regular de revistas e periódicos, como Continente Multicultural, Revista Nova Escola (Editora Abril), Jornal da Paraíba, tendo também textos reproduzidos e divulgados em inúmeros sites na Internet

·        “Formosa és: memórias do internato”, Natal, Edições Engenho de Arte, 2009. (Memória) (Disponível para download gratuto no link http://www.clotildetavares.com.br/formosaes.pdf)

  

 

 

ESPETÁCULOS DE TEATRO

 

·        Espetáculos "Gira de Valentia" e "Viagem em Torno de Nós Mesmos", direção de Racine Santos, nos anos de 1970 e 1971. (Atriz)

·        Espetáculo "Fogo Fátuo", de Lourdes Ramalho, direção de Hermano José, (Autora da música)

·        Espetáculo "Papai Pirou nas Ondas do Rádio", de Guto Greco, direção de João Marcelino, em cartaz de 1991 a 1993. (Atriz principal)

·        Espetáculo "Jerimum Pós-Moderno", sob a direção de Marcos Bulhões, em 1992. (Atriz e autora dos textos)

·        Espetáculo "O Moço que casou com Mulher Braba", direção de João Marcelino, em 1993. (Adaptação do texto)

·        Espetáculo "A Farsa dos Opostos", direção de João Marcelino em 1994. (Adaptação do texto)

·        Espetáculo "A Maldição de Blackwell", com direção de Marcos Bulhões, 1995. (Autora do texto, atriz principal e produtora executiva).

·        Espetáculo "O Romance do Pavão Mysteriozo", direção de Marcos Bulhões, 1995. (Atriz principal e autora da adaptação do texto e da música, produtora executiva).

·        Espetáculo "Auto de Natal 2001", promovido pela Prefeitura Municipal de Natal, com direção de Gringo Cardia. Dezembro de 2001. (Autora do texto)

·        Espetáculo "Esperando Godot", de Samuel Beckett, direção de Marcos Bulhões. Agosto de 2002. (Atriz principal)

·        Espetáculo "Auto de Natal 2002", promovido pela Prefeitura Municipal de Natal, com direção de Marcos Bulhões. Dezembro de 2002. (Autora do texto)

·        Espetáculo "Alguém Lá Fora". Natal, setembro de 2004. (Autora do texto e diretora e produtora executiva.)

·        Espetáculo “Comadre Caetana, ou a mulher que enganou a morte”, em processo de montagem pelo Grupo Embuaça, de Aracaju. (Autora do texto)

·        Espetáculo “Eldorado”, em fase de captação de recursos pela lei Rouanet. (Autora do texto e produtora executiva).

 

CINEMA

 

·        Participação, como atriz, no documentário “Uma cruz, uma estrada, uma história”, dirigido por Wilson Freire, documentário selecionado representando o estado de Pernambuco no projeto DOC-TV III da TV-Cultura, lançado em pré-estréia no Recife em 19 de março de 2003 e nacionalmente pela rede de Tv educativa em 5 de maio.

 

  

Criou (como webdesigner) e mantém na Internet os seguintes sites:

 

·        ---- LABIRINTO DE IDÉIAS (http://www.clotildetavares.com.br)

Homepage de literatura, teatro, cultura e idéias. No ar desde agosto/97

·        ---- JACKSON DO PANDEIRO (http://jacksondopandeiro.digi.com.br)

Única homepage existente exclusivamente em homenagem ao grande artista paraibano. No ar desde maio/98.

 

TÍTULOS E PRÊMIOS

 

·        Menção honrosa no Concurso Literário "Otoniel Menezes"- 1984, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o trabalho "Itinerário da Solidão".

·        Prêmio de Melhor Atriz no XVI Festival de Inverno de Campina Grande, PB/ Mostra Nacional de Teatro, com o espetáculo "Papai Pirou nas Ondas do Rádio", em 1991.

·        Prêmio Câmara Cascudo, da Prefeitura Municipal de Natal, com a novela "A Botija", em dezembro de 2000.

·        Homenagem da Câmara Municipal de Natal pelos serviços prestados á cultura, em 11 de maio de 2004.

·        Voto de aplauso do Conselho de Cultura do Estado da Paraíba pela implantação do site Cordel On Line, em dezembro de 2005.

·        Voto de aplauso do Conselho de Cultura do Estado da Paraíba pelo projeto O Cordel Está no Ar, em março de 2006.

 

 

Também publicou trabalhos e artigos diversos em revistas, foi membro de comissões julgadoras e bancas examinadoras e curadora de exposições de artes plásticas. Conferencista,vem ministrando cursos e palestras sobre vários temas, (teatro, cultura popular, literatura, empreendedorismo e desenvolvimento humano) em empresas e instituições diversas, como Detran-RN, Disnatal, Petrobrás, Banco do Brasil, Universidade Estadual da Paraíba, FACISA, UnP, Hotel Escola Barreira Roxa, FARN, Sebrae, Uvifrios, Usina Estivas, Accessus Comunicação e Eventos, entre outras.

 

 

Comprovantes dessas atividades poderão ser apresentados, se for necessário.